Textos

                          A EVOLUÇÃO HUMANA

Desde o princípio dos tempos o homem vem evoluindo sua moral, ética, suas ciências, filosofias e tecnologias. A evolução é da natureza humana, assim como questionar. Antigamente os homens exauriam os recursos dos lugares onde viviam, eram nômades, o mundo e a vida eram bem diferentes de como se conhece hoje em dia.

Com o passar dos tempos depois de muito observar, teorizar, comprovar e experimentar, o homem adquiriu o que hoje se compreende como "conhecimento". Guerras foram iniciadas na busca de novas informações, ao entender o que era o conhecimento e aprender a como usa-lo surgiu então o conceito de "sabedoria", que nada mais era do que o ato de saber a melhor forma de aplicar o conhecimento. Houve evolução uma em todas as áreas na busca incessante pelo conhecimento, a essa altura já era considerado como "poder". "Aquele que detém mais conhecimento consequentemente tem mais poder."

Hoje em dia os olhares de busca estão intervertendo sua ótica, passando a observar não só apenas os "mundos externos", mas também os "mundos internos", uma busca pelo autoconhecimento. Em um processo longo porém natural, o homem desenvolve consciências mais elevadas, percebendo melhor suas inclinações construtivas e destrutivas, compreendendo através do autoconhecimento que se todos operarem pelo coletivo e trabalhando a si próprio em função do bem comum, a desigualdade entre os indivíduos será cada vez mais dissipada, uma vez que se ganha consciência de que: "ninguém será tão forte quanto todos nós juntos."

Com base nas linhas históricas de evolução da humanidade e na catalogação de padrões de personalidades segundo Carl Jung e Ketherine Briggs, acompanhado das revelações da doutrina espírita, chegamos a compreensão de que pode-se levar eras para se obter resultados ideais mas as melhorias em prol da harmonia global e produtividade do grupo avançam em todas as áreas. À medida em que adquirirmos a capacidade de compreensão do todo, e de que tudo está conectado de alguma forma direta ou indireta alcançaremos a melhor forma possível para harmonizar todas as coisas já descobertas e ainda por descobrir.

De acordo com as pesquisas de um grupo de psicólogos do mundo inteiro que estabeleceu padrões de unidades e grupos de personalidade, podemos entender que um grupo heterogêneo porém com características de unidades complementares, tem mais chances de êxito e melhor aproveitamento do rendimento de função, em consequência disso podemos perceber um caminho mais promissor de evolução.


Base de conceitos do escritor:
- Documentário "Mundo externos e mundos Internos" https://www.youtube.com/watch?v=fgaMtfoHakk
- Teoria dos 16 tipos de personalidades
https://www.16personalities.com/br/a-nossa-teoria
- Documentário "A data limite segundo Chico Xavier"
https://www.youtube.com/watch?v=4JxukHvGVzE

                VIAJE TIRANDO OS PÉS DO CHÃO

Nos filmes podemos ter uma noção do mundo como um todo, podemos ver outros lugares, lugares que nunca estivemos ou se quer pensamos em ir. Mas será que da pra ter uma real noção de tudo?
O problema de conhecermos os lugares através do que nos contam é que nunca teremos de fato uma noção própria sobre um lugar, uma história ou um povo. Ficamos sujeito ao que querem nos contar, ou ao que se lembra, ou o que interpretam. É notável que o senso comum foi moldado por pessoas que falaram com convicção e com algumas propriedades . Como por exemplo a história dos povos, das outras culturas que não sejam a nossa, temos uma infinidade de livros, reportagens, matérias, filmes, seriados que falam sobre o além de nossas fronteiras e o que lá poderíamos encontrar, como são as pessoas de lá . O problema é que nós não estivemos lá de fato, não ouvimos as histórias, não conhecemos pessoalmente as pessoas e suas trajetórias, suas capacidades, suas habilidades, existe um país inteiro um universo de diversidades, um mundo, um mundo que tem voz, mas nem sempre essa voz encontra bons ouvidos. Por exemplo, quem hoje em dia conhece os poetas da Somália? Ou os percussores da musica na Nigéria? Quem são os personagens de cada cultura?

Desde o entendimento da razão, da associação do conhecimento com poder, as realidades começaram a ser impostas de uma maneira sutilmente comprável, ou seja um país inteiro, não vai levar toda a sua nação pra outro país apenas pra que todos seus habitantes tenham uma noção mais concreta e completa de outra cultura. Não, serão usadas vias de mídias e quem tiver interesse em conhecer que procure nos livros, assista a filmes, reportagens, e fique sujeito à quem relata da sua maneira sobre os lugares, histórias e pessoas.

Por isso viaje, conheça lugares, conheça as pessoas dos lugares por onde passa, pergunte sobre suas histórias, sobre sua cultura, e certamente a visão pode mudar um pouco, afinal quantos lados existem de uma única história? É necessário ousar, se lançar no mundo, seja como for, mas viaje, porque senão viverá eternamente uma realidade que foi imposta, uma realidade conformista se quisermos conhecer de verdade um lugar, devemos ir até ele. Como Shakespeare disse no manual de sobrevivência: "Não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existirão dois lados."

Procuremos os lados diversos de uma história, pois o mundo está aí, e o mundo é de todos, a história dele também, e como diz um velho ditado: quem não conhece a própria história, erra antes e agora.

© 2016 RAPHAEL MIRANDA. Macaé-RJ 27900-000
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora